Search
Close this search box.

IDEIAS SUBMETIDAS

Dos ideais, às ideias: estas são as ideias submetidas com o intuito de concretizar
o Bem Comum. Têm na sua base os valores identificados pelos jovens como
 necessários para construir uma sociedade ideal.

MUNICÍPIOS

VALORES

Edição Braga 2024

SUSTENTABILIDADE

Braga Limpa

Ambiente

Braga 2024

Promover a reciclagem e organizar um projeto em que apanhamos lixo na cidade de Braga, organizando grupos. Poderíamos também fazer publicidade, como cartazes e publicações nas redes sociais. 

Esta ação promove a sustentabilidade não só na promoção da reciclagem, mas porque ajudamos a tornar a cidade num local mais limpo.

 
SUSTENTABILIDADE

Braga a respirar!

Mobilidade

Braga 2024

Incentivar o usa da bicicleta e a renovação e extensão das ciclovias e passeios no Município de Braga. Promover o uso nas escolas, ensinando como circular pela cidade com a sua bicicleta de forma organizada e eficaz.

Assim, promovemos a sustentabilidade, diminuindo as emissões de CO2 pelo uso de de meios de transporte não poluentes.

SUSTENTABILIDADE

Floresta em crescimento

Ambiente

Braga 2024

A nossa ideia é recolher lixo na zona florestal de Braga e, em seguida, plantar árvores por grupo e no final reciclar o lixo que recolhemos.

Esta ideia promove a sustentabilidade porque vamos contribuir para o crescimento da floresta.

 
SUSTENTABILIDADE

Eco-Sustentabilidade

Ambiente

Braga 2024

O nosso projeto consiste em recolher lixo pela cidade com ajuda de voluntários.

A recolha de lixo reduz o impacto do ser humano no meio ambiente.

 
SUSTENTABILIDADE

Dar Cor ao Parque da Ponte

Ambiente

Braga 2024

 

Renovar o parque infantil para atrair a juventude, limpar o lago e colocar animais, jardinar os jardins e renovar o espaço que tem lá.

Isto serve para promover a sustentabilidade, pois vai haver mais a pessoas a utilizar mais espaços verdes



SUSTENTABILIDADE

Braga Recicla

Ambiente

Braga 2024

A sustentabilidade é um dos temas mais discutidos na atualidade e diz respeito a uma maneira de preservar os recursos que o planeta nos oferece.
Propomos criar campanhas de sensibilização da população sobre os 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, criando cartazes e anúncios informativos para a população. Podemos apelar a que as pessoas usem sacos de pano ou plástico reutilizável, para reduzir a poluição nos oceanos. Mas também queremos incentivar o uso dos transportes públicos coletivos, para reduzir a poluição dos carros.

SUSTENTABILIDADE

Braga Sustentável

Ambiente

Braga 2024

Na última sexta-feira de cada mês, as escolas de Braga reúnem grupos para ajudar a recolher o lixo nas ruas e parques. Cada grupo de cada escola fará a recolha separando o lixo por plástico/latas, papel/papelão, vidro, e algumas pessoas para recolher pilhas e lixo eletrónico. Tudo é depois levado para o centro de reciclagem. Cada escola pode mobilizar um ano de escolaridade diferente em cada mês.



SUSTENTABILIDADE

Braga dá Boleia

Mobilidade

Braga 2024

Na escola poderia organizar-se uma campanha de partilha de boleias organizada através de uma aplicação online. As pessoas dão os seus dados (onde moram e a que horas querem estar na escola ou voltar para casa) e a aplicação sugere as pessoas que moram perto e vão a pé ou que podem partilhar boleia.
Com esta medida diminuiria o trânsito e as pessoas estariam mais felizes porque o trânsito irrita as pessoas e porque iriam comunicar mais umas com as outras.

SUSTENTABILIDADE

Habitações Sustentáveis

Pombal 2022

 

Sugerimos a intervenção nas habitações na autarquia, garantindo a eficiência energética das mesmas e ainda a criação da apoios e/ou mecanismos de intervenção em habitações de famílias em carência económica, com o mesmo fim.

Ao intervir de forma a criar eficiência energética nas habitações e ao apoiar famílias carenciadas, cria-se uma comunidade mais sustentável, tanto energética como socioeconomicamente.

SUSTENTABILIDADE

Mercearia Comunitária

Pombal 2022

 

Com o objetivo de criar um local regional, justo, digno, ecologicamente responsável, comunitário e educativo em Pombal, sugerimos o desenvolvimento do projeto “Mercearia Comunitária” nas várias freguesias do concelho, criando espaços (públicos) que possibilitem a venda de produtos biológicos, a preços justos, feitos de e para os fregueses.
Além disso, sendo Pombal um concelho marcado pelo seu contexto agrícola e rural, seria o complemento perfeito.

A nossa ideia baseia-se no aproveitamento dos produtos biológicos pombalenses de caráter alimentar.

SUSTENTABILIDADE

POMBAL com R

Pombal 2022

 
 Esta ideia assenta na política dos “3 R’s” (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e consiste na criação de uma oficina que recicla e reutiliza materiais provenientes da limpeza de espaços da cidade, dando-lhes uma segunda vida e reduzindo a poluição.

A nossa ideia assenta na sustentabilidade pois possui princípios sustentáveis.

SUSTENTABILIDADE

POMMAR

Pombal 2022

 

Apresentamos neste projeto a sugestão de abertura de uma escola de surf na praia do nosso conselho. Este é um desporto que cada vez mais pessoas se sentem atraídas e para o praticar têm de fazer grandes deslocações. Com a inclusão deste novo centro de desportos aquáticos as pessoas sentiriam uma maior atração pela nossa praia, teriam de fazer uma menor deslocação sensibilizando para a necessidade de preservação do património natural do nosso município. Pombal também é mar!

Com a introdução deste novo centro de desportos centros as pessoas sentiriam-se mais atraídas a fazer desporto quando vão aproveitar a praia, promovendo a saúde física e a saúde mental.

SUSTENTABILIDADE

Espaços Verdes

Pombal 2022

 

Para melhorar a cidade de Pombal, poderiam aderir às seguintes ideias: plantar árvores nas campas, seria simbólico e ajudaria no combate contra as libertações de CO2.

Ajudaria a melhorar o ambiente.

esponde ao valor que escolhemos porque promove uma sociedade mais respeitosa.

SUSTENTABILIDADE

Pessoas Sobre Rodas

Pombal 2022

 

Criaçao de uma ciclovia.

Consiste na criaçao de uma ciclovia que ligue a escola Marquês de Pombal à estação, com o objetivo de incentivar a população ao uso de transportes mais sustentáveis.

SUSTENTABILIDADE

Bicicleta Amiga

Guimarães 2022

Em Guimarães já existe uma ciclovia com cerca 17km, mas infelizmente nem todas as pessoas têm acesso a tal.
Apenas pessoas que tenham uma bicicleta pessoal podem usufruir desta, visto que não existe uma rede de bicicletas públicas e gratuitas.
A criação deste serviço permitiria que pessoas pudessem se deslocar nesta ciclovia mas não só, os habitantes poderiam também, através de uma app, procurar o “parque” de bicicletas mais próximo e assim, invés de usarem o carro para fazer o trajeto casa-trabalho-casa, usariam estas bicicletas.

A minha ideia, para além de corresponder ao valor da sustenbilidade – visto que tem como principal motivo evitar deslocações desnecessárias com o carro pessoal – corresponde também ao valor do lazer e mobilidade, visto que pretende criar melhores condições de mobilidade trazendo também mais opções de lazer para as famílias.