Search
Close this search box.

Pedalar por Braga é uma iniciativa concebida e realizada por jovens bracarenses no âmbito do programa BEM COMUM, edição BRAGA 2023, que visa incentivar os jovens à utilização de meios de transporte suaves para a redução da poluição, uma circulação na cidade mais responsável e sociável, promovendo melhor saúde mental e física das pessoas. Aqui encontras algumas curiosidades sobre mobilidade suave em Braga.

posterAcopiar
Fonte:

PDM de Braga (Plano de Desenvolvimento Municipal de Braga, 2015).

Infográficos: Braga Ciclável

posterBcopiar
Fonte:
posterDcopiar
Fonte:

Respira Braga Ciclável

Há 7 sensores da Braga Ciclável que medem o Material Particulado (PM) em Braga. 5 estão fixos, 2 são móveis. Os sensores medem 3 tamanhos diferentes de PM (Respira Braga Ciclável).   Durante o percurso “Mulheres a Pedalar” um sensor foi utilizado e o resultado está online. Aqui podemos ver onde é que o percurso está abaixo do nível recomendado pela WHO (a verde), a amarelo pelo nível anterior recomendado (entre 5 e 15) a laranja entre 15 e 25 e a vermelho acima de 25.   Podemos verificar que a Av. 31 de Janeiro, sobretudo do cruzamento com a Rodovia e o zona de cruzamento para o Dona Maria e a Carlos Amarante foram pontos críticos desse percurso.   Os sensores fixos e outras medições permitem tirar outras conclusões sobre a qualidade do ar ao nível do Material Particulado.

posterF-pergunta
Fonte:

Quem somos:

Fotografias: Lais Pereira para Braga 25

Pedalar por Braga é o projeto vencedor do programa Bem Comum em Braga, edição 2023. Concebido por jovens bracarenses, visa incentivar os seus pares à utilização de meios suaves (bicicletas, a pé, autocarro, etc.) para assim reduzir a poluição na cidade, e promover mais e melhor saúde mental e física para a população. Esta iniciativa inclui uma campanha de sensibilização, a recolha de dados sobre os hábitos de mobilidade dos jovens, e a organização de um circuito ciclável inter-escolas que pretende proporcionar aos participantes uma experiência de cidade ciclável. Estes são os seus mentores:

Dina Marques

Inicialmente entrei por curiosidade. O dia de criar o projeto foi muito interessante. Ouvimos vários convidados externos. Reunimos todas as ideias e criamos o “Pedalar por Braga”. Fiquei muito contente quando soube que o nosso projeto foi escolhido. A partir daí temos trabalhado para pôr o Projeto em ação. Com o Bem Comum tenho vivido muitas novas experiências e aprendido sobre tudo o que engloba a concretização de um projeto. Estou a gostar muito de participar no “Pedalar por Braga” e espero que este projeto tenha impacto e incentive as pessoas a pedalar por Braga. Projetos como este são muito importantes para sensibilizar as pessoas a utilizar outros meios de deslocação e assim a proteger o nosso planeta.

Joana Boaventura

“Através do “Pedalar por Braga” a nossa equipa pretende incentivar os habitantes de Braga a optar por um transporte mais consciente, tal como a bicicleta. É com prazer que faço parte deste projeto e espero que os bracarenses reconheçam o nosso trabalho e se juntem a iniciativa.”

BEM COMUM BRAGA - EDIÇÃO 2023: