Explorar os exercícios

Exercícios e desafios que podem ser realizados sequencialmente como um programa de atividades, ou separadamente, a fim de trabalhar competências específicas.

~

SEXI

20
Atividade de grupo plenária
Se o que pretendemos é convencer os outros do nosso ponto de vista, temos de garantir que a nossa argumentação é forte e compreensível. Este é um exercício que nos ajuda a estruturar as ideias segundo um modelo: SEXI.

STATE: diz qual é a tua ideia/afirmação/posição, a preposição.

EXPLAIN: explica-a de forma compacta.

ILLUSTRATE: ilustra, concretiza com um exemplo real.

EXEMPLO: (STATE) Votar deve ser obrigatório. (EXPLAIN) O voto é um direito. É também um dever cívico. (ILLUSTRATE) Da mesma forma que o receio de serem multadas demove as pessoas de infringir as regras do código da estrada, a perspetiva de uma punição ia levar mais pessoas às urnas.

O grupo pode trabalhar a partir das preposições formuladas no exercício OPINAR ou elencar uma nova série de preposições. Os participantes não têm que subscrever a preposição que estão a apresentar. O intuito é interiorizar a estrutura expositiva.

Um participante inicia. Seguidamente, outro participante responde à afirmação com uma preposição alternativa ou uma da lista, seguindo o mesmo modelo.