Explorar os exercícios

Exercícios e desafios que podem ser realizados sequencialmente como um programa de atividades, ou separadamente, a fim de trabalhar competências específicas.

~

Opinar

60
Atividade de grupo plenária
máx 25 participantes
Materiais: anexo Ideias para o Bem Comum; anexo Opinar

Partindo de temas e questões já identificadas na atividade 1 e 2, nas afirmações que damos aqui como exemplo, ou desafiando subgrupos a formular primeiro as afirmações sobre as quais o grupo se deve posicionar, esta atividade serve para aprofundar as ideias, argumentos e posições de cada um e do grupo em relação a quais valores melhor representam o Bem Comum, e que ações podem ajudar a concretizá-lo.

Num espaço amplo, o grupo alinha-se numa fila ao centro. Define-se qual o lado que representará o não e o sim. O meio representa uma posição neutra (não

sei, não quero responder) mas não menos suscetível de ser questionada. O grupo é então confrontado com afirmações sobre as quais tem de tomar uma posição. Ao longo do exercício, o/a dinamizador/a deve ir pedindo para o grupo justificar as suas posições e contrapor opiniões. Pode até fazer de ‘advogado do diabo’ e lançar argumentos que à partida serão controversos. Caso a atividade ocorra em ambiente digital, e não presencial, cada um dos elementos do grupo deve ter 2 folhas, uma com um SIM escrito a verde, outra, com um NÃO a vermelho, que podem ser mostradas no momento da votação.
A política serve para concretizar o Bem Comum
Segurança pública é mais importante do que Privacidade
Saúde Pública é mais importante do que Liberdade
A Câmara deve investir mais em atividades para jovens
Em tempo de crise a Câmara não deve gastar dinheiro em projetos com jovens
Experiência de trabalho é mais importante do que um diploma
Não me interesso por política porque não me diz respeito diretamente
Não vale a pena pensar em política se ninguém vai dar ouvidos ao que penso
Eu gostava de discutir com a Câmara sobre os planos que tem para os jovens
Eu gostava de discutir com a Câmara sobre os planos que tem para a cidade
Deve ser instituído na Câmara um conselho de jovens com poder de decisão/influência
Toda a gente deveria estudar numa escola da sua área de residência
Transportes públicos gratuitos para os jovens

O resultado deste exercício poderá ser sistematizado no sentido de formular uma (ou mais) proposta(s) de grupo para a MATRIZ DO BEM COMUM. Para tal é necessário: registar um ou mais valores identificados como base para o Bem Comum; formular a ideia mais consensual para o grupo, que pode concretizar cada um deles; a justificação de como a ideia responde ao valor escolhido; e qual a área de intervenção que melhor a enquadra.

O grupo deve procurar maturar estas ideias, realizando os demais exercícios, mas estão desde já reunidos os elementos necessários para submeter uma ou mais Ideias para o BEM COMUM.

Utiliza e responde ao anexo Ideias para o Bem Comum para orientar a realização deste exercício. Por grupo podem ser submetidas até 3 ideias. O regulamento pode ser consultado aqui.

Somos um Grupo democrático?

Como atividade extra, o grupo pode proceder a uma reflexão da experiência preenchendo conjunta ou individualmente o formulário de avaliação.