Explorar os exercícios

Exercícios e desafios que podem ser realizados sequencialmente como um programa de atividades, ou separadamente, a fim de trabalhar competências específicas.

~

Fazer campanha

10
Atividade de grupo plenária ou de subgrupos

Fazer campanha é um elemento essencial no jogo político e, em particular, na disputa eleitoral. No contexto de eleições autárquicas significa: quantos mais votos, mais representantes de um determinado partido ou movimento terão assento das assembleias municipais ou de freguesias, aumentando assim o seu poder de decisão. Também se faz campanha com intuito de recolher assinaturas para uma petição, por exemplo, cujos assinantes pretendem impedir a destruição de uma zona verde ou exigir melhores instalações recreativas para jovens num determinado bairro.
No contexto do Bem Comum, fazer campanha é parte do processo democrático de, numa primeira fase, dar a conhecer as Ideias para o Bem Comum propostas pelos jovens do município, aos pares que ainda não contactaram com o projeto. As 10 ideias mais votadas vão ser desenvolvidas por um grupo de trabalho de 50 jovens, até constituírem propostas de projeto para a cidade. Um segundo momento de campanha permitirá, também, que os participantes partilhem a sua experiência de trabalho coletivo com a comunidade mais alargada, fortalecendo relações entre pares, entre os jovens e a cidade, e assim, contribuindo para eleger e ver concretizada a proposta que mais consenso reúne na comunidade.
Pensar e planear estratégias para promover uma ideia, ou angariar votos para a eleger e concretizar, é uma tarefa coletiva que pode ser organizada em grupo plenário e subgrupos. Os participantes devem considerar e responder a duas questões: quem é que querem alcançar e como o vão fazer? E para passar à prática, há que identificar os elementos da equipa de campanha e definir os respetivos papéis.

Quem querem alcançar?

Os próprios participantes não se podem esquecer de votar!
Família, amigos e conhecidos;
Jovens de outras turmas da mesma escola;
Jovens de outras escolas;
Colegas na mesma associação.

Como o vão fazer?

Pitch em vídeo ou apresentação presencial para outras turmas, grupos de amigos ou colegas numa associação;
Posters, graffitis ou murais em locais estratégicos (autorizados);
Ação viral nas redes sociais.
O que mais?