Explorar os exercícios

Exercícios e desafios que podem ser realizados sequencialmente como um programa de atividades, ou separadamente, a fim de trabalhar competências específicas.

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Debater

25
Atividade de pares e grupo plenário
máx 25 participantes

Em grupos de 2, e, preferencialmente, partindo das ideias ou preposições resultantes dos exercícios anteriores, cada elemento vai estruturar a sua argumentação por escrito e segundo o modelo SEXI, contrapondo argumentos contra ou a favor. Para um desafio mais desafiante, os participantes devem escolher posições contrárias à sua própria.

Como alternativa, podem ser utilizadas preposições como:

Deve ser proibida a venda de gomas e bebidas refrigerantes nas (imediações das) escolas
Os livros escolares devem ser gratuitos para toda a gente
Os jogos de computador violentos devem ser proibidos
Todos os municípios devem ter um departamento para cuidar especificamente dos interesses de crianças e jovens
Todas o/as jovens até aos 18 anos devem ter realizado pelo menos uma visita à sua Câmara Municipal e assistido a uma sessão da Assembleia Municipal
As escolas devem controlar a temperatura e realizar testes rápidos ao corona vírus diariamente e a todas as pessoas que acedem à escola

 

Após uma ronda em que todos os elementos participam à vez, é possível aferir os bons argumentos e atitudes, e quais os pontos a melhorar. Esta avaliação deve ser feita de forma justificada entre os pares de debate. O/A dinamizador/a pode posteriormente sugerir que alguns pares (ou todos, mediante o tempo disponível e a dimensão do grupo)

se debatam perante o grupo, para que a avaliação de desempenho seja também ela feita em grupo, a título de exemplo. Esta reflexão conjunta pode focar-se no conteúdo, na força ou fragilidade dos argumentos, e/ou na forma como as ideias foram formuladas e comunicadas.