Edição piloto do programa Bem Comum no Município Vimaranense

O mês de fevereiro de 2021 marcou o início do programa Bem Comum, um novo projeto levado a cabo pela Associação Coolpolitics, com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, visando promover a participação dos jovens na vida política da sua comunidade.

 

Evento Fora do Comum, 29 e 30 de maio de 2022, Guimarães
Publicação do Instagram @democraciadobemcomum anunciando os projetos vencedores da edição piloto do programa Bem Comum.

 

A edição piloto, que decorreu entre fevereiro e junho de 2021, teve lugar e contou com a parceria do Município de Guimarães. Realizaram-se sessões de capacitação com 365 jovens, daí resultando a submissão de 52 IDEIAS PARA O BEM COMUM formuladas por jovens entre os 13 e 18 anos. Seguiu-se, em maio do mesmo ano, o evento FORA DO COMUM, onde os participantes transformaram em planos de projeto, as 5 ideias mais votadas, integrando grupos de trabalho e contando com o apoio de profissionais, representantes associativos e técnicos do município nos temas em questão: Cultura, Ação Social, Género e Igualdade, Educação, Sustentabilidade, Mobilidade e Comunicação.

Apresentação dos projetos vencedores na Câmara Municipal de Guimarães, 6 de junho de 2021.

Foram eleitos dois projetos com vista a serem implementados com o apoio e financiamento do Município de Guimarães, apresentados formalmente no Salão Nobre da Câmara Municipal: MENTE ABERTA, de sensibilização e apoio sobre questões de identidade e género; e APUCA, uma aplicação móvel para cruzar jovens interessados em fazer voluntariado e instituições que necessitam de apoio, potenciando aprendizagens no âmbito do desenvolvimento pessoal e educação para a cidadania. Houve ainda uma Menção Honrosa para o projeto Cidade a Pedal.

Sob a mentoria da Associação Coolpolitics, os projetos vencedores deverão ser colocados em prática até ao final do ano.

 

Sobre a Associação Coolpolitics: associação sem fins lucrativos, com sede em Guimarães, tem como missão facilitar os jovens na formulação e desenvolvimento da sua cidadania, contribuindo para a criação de uma sociedade civil nacional, europeia e global através de projetos apelativos e inovadores nas áreas do desenvolvimento cultural, cívico e do conhecimento.

Para votar numa ideia para o BEM COMUM regista-te ou entra na tua conta

Associação Coolpolitics © 2022 - Todos os direitos reservados