Melhoramento das aulas
Haver um dia no mês só com atividades diferentes e sem aulas todo o dia, melhorar os campos de jogos e balneários, aulas menos cansativas e mais interativas, com algumas ao ar livre.
Haver um dia no mês só com atividades diferentes e sem aulas todo o dia, melhorar os campos de jogos e balneários, aulas menos cansativas e mais interativas, com algumas ao ar livre.
A nossa proposta é organizar uma assembleia para ouvir os alunos e concretizar as propostas. A assembleia seria organizada por alunos de várias turmas que vão reunir ideias para melhorar a escola. Os alunos do 5º ao 9º votariam nas melhores ideias. A assembleia seria só para alunos do 8º e 9º.
Propomos um jogo de escuta consciente, onde no final fazemos um piquenique, para o qual cada um traz algo para partilhar.
Os alunos devem e têm a liberdade de expressar as suas opiniões. A nossa ideia é criar uma caixa de sugestões que será lida a cada mês sobre problemas na escola e sugerir a criação de dias livres onde os alunos se dediquem a outras atividades, quer artísticas, desportivas ou espirituais.
A nossa ideia é introduzir mais atividades de lazer na escolas de Braga. Por exemplo, mais atividades fora da escola, como visitas de estudo a museus, mais lugares para descansar, campos desportivos, introdução de duas filas no bar do aluno, mais lugares cobertos e permissão para sentarmos no lugar que quisermos na cantina.
A nossa ideia é criar atividades escolares, como jogos e palestras, que promovam a instrução dos alunos quanto à liberdade de pensamento, expressão, identidade ou escolha. Queremos também que a escola seja um local mais democrático e ter a liberdade de escolha sobre o que acontece na escola, como mais opções de almoço na cantina, materiais para diversão, etc..
Este projeto consiste na organização de eventos e palestras nas escolas, com o objetivo de promover a importância da democracia e de como os jovens podem participar nela.
Criar em todas as escolas uma sala em que os jovens se juntam para conversar sobre si próprios, sobre os seus problemas, dúvidas, com o apoio de uma psicóloga.
A nossa sugestão é disponibilizar uma caixa de sugestões, em cada escola, para que os alunos possam exprimir as suas preocupações e dar propostas de melhoraria da escola.
Numa aula de cidadania, divide-se o grupo em dois, representando uma mini sociedade. Um dos grupos é o governo e outro o povo. O povo diz o que o preocupa e o governo diz o que fazer para resolver. Depois trocam de papeis. No final trocam-se opiniões sobre a experiência.